Bem-vindos à peculiar página da web de todos os que falam a língua mandinga! mandinka.org Esta página reúne pessoas que falam mandinga, dos quatro cantos da terra, a ler as boas novas, fazer intercâmbio de ideias e compartilhar informações. Reúne os 1.5 milhão mandingas que moram na Gambia, no Senegal, e em Guine Bissau com os seus irmãos que deixaram a África em busca de pastos mais verdejantes. Já existem milhares de mandingas nos Estados Unidos e em países europeus.
Este sitio é produzido na Gambia, onde mandinga é a língua principal. Na Gambia, os mandingas são o maior grupo étnico. 45% dos Gambianos falam mandinga como sua primeira língua e outros 25% como sua segunda língua. No momento o desenvolvimento destas páginas é a responsabilidade de WEC Internacional – Departamento de Alfabetização Mandinga. É o nosso desejo que todos preservem a própria cultura na própria língua. É necessário a sua contribuição para melhorar estas páginas. O nosso fim é o desenvolvimento e o diálogo construtivo. Acompanhe-nos, contacte-nos!
|
Noticias correntes, como a maioria destas páginas está escrita unicamente em mandinga. Contudo a informação geral está escrita em muitas outras línguas europeias. |
Escrever e ler em mandinga
Escrever em mandinga é relativamente fácil. Pode-se familiarizar com as regras e características aqui.
Existem alguns caracteres especiais em mandinga. Como alternativo estes caracteres podem-se escrever assim:
Ñ ñ Ng ng N`n` M`m` Ì ì à
Utilizamos os caracteres alternativos em todas as paginas, menos as paginas do formato PDF, para assegurar que pode-se ler as páginas em todas as computadoras.
Para descarregar as fontes mandingas para a sua computadora, pode-se fazê-lo aqui.
|